10 de setembro de 2013

Como enfrentar o frio no Canadá

Há alguns anos soube de um colega meu que se mudou para o Canadá. A única coisa que me veio à mente naquele momento e que ainda lembro é pensar que doído que ele era! Só pode ser doído, para ir morar num freezer! Enfrentei o meu primeiro inverno Canadense no ano passado com muito medo e fazendo o que nós somos 'the best' em fazer: sofrer com antecedência! Mas depois vi que não é tão ruim assim.. Se você pensa que no Canadá só existe frio, leia aqui sobre o verão, outono e primavera e considere essas razões para morar ou vir estudar no Canadá.

Apesar do inverno começar oficialmente dia 21 de dez., o frio começa em Novembro. Só percebi o quanto é relativo dizer a palavra 'frio' depois que eu mudei para o Canadá (e passei um inverno)! Antigamente, frio para mim era ter que colocar um casaquinho ou uma blusa de manga comprida. Como eu sou natural de Goiânia, 21 graus já era considerado frio! Hoje quando eu converso com alguém do Brasil e eles reclamam do frio, a primeira coisa que eu pergunto é 'quantos graus?' e quando dizem 18 graus, eu caio na gargalhada e digo 'sabe de nada inocente'..

Com o passar do dias, eu percebi o quanto que é importante olhar a previsão do tempo (para o dia seguinte). Os Canadenses adoram falar sobre o tempo e percebi o quanto que é um assunto interessante! Na maior parte do Brasil, não conversamos muito sobre isso, pois ou está calor demais ou chovendo demais. Uma semana ou outra reclamamos do frio ou do clima seco, mas a verdade é que o clima não muda tanto, diferente do que acontece por aqui. O clima muda drasticamente de um dia para outro e se você não tiver preparado vai passar um baita frio, calor ou pegar uma chuva horrível; eis o porquê você deve olhar sempre a previsão do tempo! Para ter noção de como o clima muda, um dia semana passada a cidade 'issued a heat alert' (temperatura acima de 30 graus com indice umidex mais que 35 graus), e dois dias depois já estava fazendo 12-13 graus (detalhe: ainda estamos no verão)! Um quadro comparativo das temperaturas médias no inverno e verão das principais cidades Canadenses se encontra aqui.

O frio foi chegando e fui percebendo que há diferença entre 'frio', 'muito frio' e 'frio de matar'.. Lógico que quanto mais frio, mais roupa se deve vestir. Mas a pergunta que eu tinha era que tanto de roupa se veste para 10, 5, 0 -5 e -10 graus (depois de -10 graus é tudo igual: frio de congelar até a alma)? Depois que o inverno passa, a sua resistência aumenta (ou talvez ficamos de saco cheio de vestir tanta roupa) e você acaba vestindo menos camadas. A realidade é que você vai acabar usando muita roupa (algo que não estamos acostumados), e vai ter que comprar um casaco de inverno razoável. No fim, percebi que mal passei frio (a não ser quando fui à Montreal perto do Natal), pois todos os lugares são muito bem aquecidos e é só evitar ficar andando na rua. Para os dependentes do sistemas de transporte público (descritos aqui), será necessário ficar mais atento aos horários dos ônibus. Após alguns meses, descobri que existe uma cidade subterrânea em Toronto (que liga os pontos do metrô com os principais prédios comerciais no centro) e em Montreal, com várias lojas e até shoppings. É bem prático na época que tem muita neve nas ruas, ou quando se quer aquecer um pouco.

Quantidade de roupa que usava todos os dias no inverno (Fora a jaqueta!)

As roupas de frio do Brasil servem apenas para a primavera/outono Canadense. Para enfrentar o frio, será necessário comprar algumas peças (dicas para não gastar muito em roupas aqui) como o casaco, botas, luvas, cachecol, capuz, sweaters, blusas com manga comprida, e as 'thermal under-wears'. Para quem é mais vaidoso, uma dica preciosa: tudo que é bonito NÃO esquenta! Apesar de ter ouvido isso várias vezes, prefiri não escutar e acabei passando um pouco de frio. Quando fui comprar a minha bota de inverno (tem que ser a prova de água para resistir a neve e o gelo E não congelar seus pés!) eu não queria comprar uma feia (é o que você mais vai encontrar para vender). Resolvi comprar uma bonita, de couro tratado (à prova de água) e quase congelei meus dedinhos quando fui até Montreal.

Existem muiitasss marcas de casaco de inverno e escolher um é uma tarefa difícil. Os preços variam tanto que eu precisei ajuda de uma canadense. Parece que o que esquenta mesmo são as 'down feathers', que seria algo como pena de 'goose'. A melhor marca é a Canada Goose, que é um absurdo de caro, e tem as mesmas penas que outras marcas (e não entra em boas promoções). Eu acho que com CAD$150 se compra um bom casaco à prova de água (na promoção é melhor). Existem razões para gastar mais (para quem for viajar para o norte, fazer turismo no inverno ou para quem quiser um casaco para vida toda), mas eu não achei necessário. Capuz e cachecol tem que ser de tecido grosso (difícil achar no Brasil) para esquentar bem as orelhas e pescoço. Para quem sente muito frio, saiba que existem 'thermal underwears', que são calças e blusas de manga comprida térmicas de diversas marcas e preços. 

Bem agasalhada, eu não senti muito frio pois eu mal ficava 10 mins do lado de fora. Mas, eu enfrentei o frio quando fui até Montreal na semana anterior ao Natal. Até essa época no ano passado, a temperatura em Toronto estava em torno dos 5-10 graus. Bastava usar um casaco de inverno, um sweater, uma calça e o underpants com uma luva e cachecol que você estava bem aquecido. Dias depois que chegamos, pegamos uma nevasca história de 50 cm em um dia e fazia -15 a -10 graus! Apesar da cidade ter uma ótima estrutura para a neve/gelo, era MUITA neve. A prefeitura trabalhou uns 3 dias seguidos para limpar as principais ruas da cidade, e mais uns dias para limpar o resto.


Para nós Brasileiros, que praticamente NUNCA vemos neve no Brasil, é uma das coisas mais extraordinárias do mundo! Me senti como criança, querendo brincar com a neve (mas quando a luva começava a molhar e gelar os dedos, tinha que parar.. :( ) e ia olhando cada uma que caía no meu casaco. Sabia que cada 'snowflake' é diferente uma da outra? Mais uma vez, dei de cara com o quanto a natureza é complexa e exuberante! Ver a neve e as paisagens brancas todos os dias faz valer a pena. É uma vista linda que só existe onde faz frio!


Depois que começa a esquentar em Março/Abril e a neve desaparece, a paisagem perde o brilho do inverno. É a época do ano que eu menos gostei, pois ainda fazia frio (temperatura variava entre -5 até 5 graus), mas quase não nevava e as paisagens cheias de neve sumiram. Todas as plantas e grama estavam secas ou morta. Mas, logo em Maio a primavera chegou, e foi lindo ver as folhas verdinhas começarem a nascer, a grama voltar a ficar verde, e as flores (tulipas) começam a crescer em tudo que é lugar. Depois de não ver nada verde durante 3 meses, parecia que a grama estava verdissíma! Nos finais de semana que o clima estava mais agradável, todo mundo ia às praças ou regiões próximas ao lago para curtir 'being outside' depois de meses enfurnado dentro de casa. Depois de passar pelo inverno, percebi porque os gringos adoram um 'picnic': é a maneira como recebem a primavera! Realmente, eu nunca fiquei tanto tempo sem pegar um pingo de sol ou enfurnada dentro de algum lugar! Pela primeira vez na minha vida, eu entrei na onda dos esportes, e voltei a jogar tênis, comprei uma bicicleta para passear, e sempre que podia, ia pro lago curtir o bom tempo!