2 de setembro de 2013

Como é a vida em Toronto e GTA: primeiras impressões sobre o transporte público


Está pensando se vale a pena se mudar para o Canadá? Bom, eu não posso te dizer o que você deve fazer, mas posso te dizer o que você vai poder fazer por aqui e contar um pouco sobre o estilo de vida de uma estudante de pós-graduação e suas impressões quanto aos sistemas de transporte público. Lembro das minhas primeiras semanas no Canadá e de estar num território estranho. Aos poucos fui pisando em novos territórios e ficava impressionada com cada coisa pequena! As primeiras impressões são sempre bem marcantes e mesmo tendo que parar para lembrar delas agora, ainda consigo sentir aquelas mesmas sensações. Com o tempo a gente se acostuma com esses detalhes, e acaba não dando mais tanto valor. Acho que por isso muita gente que mudou do Brasil para um país desenvolvido sente uma grande diferença ao voltar, devido à falta de organização, infraestrutura, etc do Brasil (sei que eu vou ser uma dessas pessoas o dia que eu voltar!)No dia depois que cheguei aqui, eu precisava descobrir como chegar até minha universidade. Como sou estudante, pobre, eu precisava utilizar o sistema de transporte público (como ainda faço). A primeira coisa que eu fiz foi olhar no Google Maps o onibus devia pegar. Como sou Brasileira e desconfiada de tudo, eu achei melhor verificar no site de transporte os horários e onde pegar o ônibus. Fiquei frustrada com tanta informação e depois descobri que ninguém usa esse tipo de site para fazer isso, pois o Google Maps é bem confiável. Como eu morava no Rio de Janeiro antes de mudar para o Canadá, eu achava que o site seria da cidade e me lembrava que nas cidades do Brasil existem várias empresas de ônibus. Eu não sei se cada cidade aqui contrata determinadas empresas, pois o que você vê é um estilo (cor) de ônibus para a cidade inteira e um site de 'transit' da cidade que reúne todos os transportes públicos. Por exemplo, em Toronto, seu sistema de transporte é chamado de TTC e no site você encontra todas as informações dos ônibus, metrô e bondinhos.


Bondinho da TTC

Depois, eu precisava saber como comprar a passagem! Aqui não existe cobrador de onibus (posso dizer com alguma certeza que isso acontece no país inteiro) e é possível comprar a passagem em vários pontos pela cidade (verificar no site de 'transit' da sua cidade; em Toronto você vai encontrar aqui). Mas como é que eu ia para um ponto desses, se eu precisava pegar o ônibus primeiro? Felizmente, os ônibus tem uma máquina que você coloca as moedas (tem que ser dinheiro exato), e o motorista vai te perguntar se você quer o 'transfer'. Com o 'tranfer' você tem direito à andar por 2 horas em qualquer onibus/streetcar da cidade (ainda tenho dúvidas quanto ao metrô..). Se não quiser ficar se preocupando com o dinheiro trocado, sugiro adquirir um cartão Presto que é aceito nos ônibus e certas estações de metro pela região metropolitana de Toronto. A grande vantagem desse cartão é que você consegue um bom desconto se pegar o 'transit' de uma cidade + o GO transit (esse sistema de transporte não está ligado a uma cidade, mas a toda região metropolitana de Toronto). 

Outra dica é comprar 10 passagens ou um passe mensal por um preço mais barato por cada. Vale lembrar que o desconto de estudante só é válido na cidade onde a escola/universidade se encontra.Bom, passado isso, as minhas primeiras viagens de onibus foram recheadas de espantos! Achei interessante os onibus não terem catracas como tem no Brasil e como todo mundo passa pelo motorista mostrando o passe ou transfer ou pagando pela passagem. Geralmente, eles estão de bom humor e ainda te cumprimentam (raridade raríssima no Brasil). A porta da frente é bem larga (não preocupe que ninguém vai te empurrar ou passar na sua frente para pegar um banco para sentar!) e se a pessoa for idosa ou tiver algum tipo de bengala, o motorista vai abaixar o onibus até que a porta fica no mesmo nível do meio-fio. Mas e as escadas dos onibus? Só tem na parte de trás! Lembro que quando minha família foi me visitar no Rio (que tem um dos melhores transportes públicos do Brasil, imagina o resto!) os mais velhos tinham horror àquelas escadas íngrimes. Depois de chegar aqui e ver os onibus canadenses, fiquei pensando como nós sofremos no Brasil!Então, seguindo à meu destino, começei a me preocupar em como ia sair do ônibus. Percebi que existem as mesmas cordas perto das janelas e o butão vermelho em certos lugares  (igual ao Brasil). Aí, eu ouvi uma mulher dizendo 'Next stop ... Street at ...Street'. Fiquei super abismada! Lembrava de quando eu ia para um lugar novo no Brasil, eu desenhava um mapa e anotava todas as ruas para ter noção onde era o ponto que eu devia descer. Aqui existe uma voz eletrônica que diz o nome da rua onde pára (com a que cruza) para te ajudar! Lost nevermore! Em muitos onibus também tem um painel em que as ruas do próximo ponto aparecem escritas. Para descer, as vezes, é necessário dar um empurrãozinho para abrir a porta, mas é bom apertar o butão antes para que o motorista saiba que você quer descer no próximo ponto. Ao ver as pessoas saindo do ônibus, percebi que muitas agracedem ao motorista com um 'Thank you!' e geralmente eles respondem 'Have a good day'! Achei o máximo!!!

Realmente, os canadenses são bem educados, e é uma coisa que infelizmente nós Brasileiros geralmente não somos. Nunca vi gente aqui empurrando e passando por cima das pessoas para entrar em onibus ou metrô (lógico que também existem alguns mal educados e não alguns educados). O mais interessante no entanto, é quando o onibus começa a encher.... No horário rush do Rio de Janeiro, você tem que aprender a literalmente dividir seu espaço com o próximo. Os ônibus e metrô ficam tão cheios que seu corpo inteiro fica colado com o de várias outras pessoas, e quando quiser sair tem que ir se preparando uma parada antes! Aqui os motoristas tem que praticamente implorar para as pessoas irem até o fundo (e subir as 2 escadinhas). Quando o onibus enche e fica cheio, ele só pára para deixar gente sair. O cheio daqui é bem diferente do cheio do Brasil (superlotado): você e seu espaço são respeitados.Depois de pegar os mesmos ônibus todos os dias (em horários diferentes), percebi a real necessidade de checar o site (alguns 'transit system' ainda tem app!): olhar os horários que o ônibus passa no ponto! Se você tiver uma tabelinha com os horários, é só olhar a hora que tem que ir pro ponto (sugiro chegar 5 mins antes para não correr risco de perdê-lo pois alguns passam antes da hora). A outra alternativa para checar os horários, é ligar em um número (dísponivel em todos os pontos) e discar o número do ponto onde você vai pegar o onibus (é um sistema de voz automático e interativo).


Ponto de onibus do TTC com número do ponto.

Que diferença, não acha?? Eu AMO esse aspecto dos sistemas de transporte público por aqui - são de boa qualidade e confiáveis! Perceberam como todos são tratados igualmente, respeitando as limitações dos idosos e deficientes físicos? Ahh, os deficientes físicos.. Parece que no Brasil não tem, a verdade é que eles não são respeitados e sofrem com a falta de acessibilidade! Aqui eu vejo gente em cadeira (eletrônica) de rodas todos os dias! Quase toda semana pego um onibus com um (ou dois) cadeirantes! O motorista abaixa o onibus e uma placa de metal na porta traseira sai do chão formando uma rampa com a calçada. Tem espaço reservado para essas pessoas nos ônibus/metrô e os bancos nesses lugares abrem e fecham (se tiver gente sentada, elas tem que sair para dar lugar à cadeira de rodas).O transporte público no Canadá foi feito para dar o máximo de comforto às pessoas, respeitando as limitações de alguns. Até mesmo os ciclistas podem andar de ônibus ou metrô e levar suas bicletas! Vale ressaltar que o salário mínimo aqui é CAD$1200 e não apenas R$600 e poucos. Por apenas CAD$3 você tem direito a um dos melhores transportes públicos no mundo (mais sobre custos de vida aqui)! Lembro que há alguns meses atrás queriam aumentar os preços dos ônibus no Brasil e fiquei muito contente com a revolta das pessoas. Precisamos nos revoltar mais com os problemas do nosso país e lutar por melhorias (existentes em outros países)!

No entanto, eu acho que andar de ônibus por aqui não é a forma mais eficiente de locomoção. Isso porque tem muitos pontos, e nem sempre ele vai exatamente onde você quer ir. É possível demorar 20-30 mins para se locomover apenas 5 km! Por isso, quando for procurar lugar para morar, é bom verificar a localização e quanto tempo demoraria para chegar ao seu trabalho ou universidade. E mesmo assim, basta se informar antes e verificar o melhor onibus/horário para chegar no seu destino (por isso Google Maps é um ótimo app)!