23 de março de 2015

Costa da Califórnia : parte (1/2) - Monterey

O que mais gostei da Califórnia é como reúne tanta beleza em apenas um estado: praia, montanhas, neve, deserto, vinho, Disneyland, etc. Junta à isso as melhores universidades do país, Silicon Valley : é realmente um lugar divino. Se você for do tipo que observa aqueles pequenos detalhes, ao pisar na Califórnia perceberá que está no primeiro dos primeiros mundos. As primeiras tecnologias são testadas lá e não é por menos que o berço da tecnologia moderna possui indústrias por lá (como a Google, Facebook, Apple, etc). Mas voltando às belezas naturais...

Depois do Yosemite Park, eu passei duas noites em Monterey. O principal motivo de ficar em Monterey era para ver o aquário, que tem fama de ser um dos melhores do mundo (mais abaixo). Infelizmente, entre essas duas noites, era o dia de natal. Digo infelizmente porque a maioria das atrações turísticas fecham e as opções ficam limitadas. MAS, os parques estaduais e federais funcionam independente de feriado E as estradas continuam abertas. Nesses dois dias, os principais pontos que visitei foram: Lover's Point, Cannery Row, Monterey Bay Acquarium, Fisherman's Wharf e 17 mile-drive. Além disso, ainda fui no Big Sur até metade do caminho até Cambria.


Cheguei em Monterey no dia 24 de dezembro e parecia que a cidade dormia. Apenas no dia que fui embora, dia 26, que vi um movimento maior. Eu adorei a cidade - é pequena com apenas 30 mil habitantes mas possui um certo clima de cidade média, com praias e uma vida marinha visível de qualquer lugar na costa! A cidade faz parte do Monterey Bay National Marine Sanctuary, que começa em São Francisco e vai até Cambria (quase 450 km de costa). O santuário protege muitas espécies de animais marinhos, pássaros, peixes e outros. Se você tiver sorte, consegue avistar golfinhos e baleias da costa e o melhor: é de graça! Infelizmente, é necessário decretar uma área de reserva ambiental para impedir que as pessoas invadem ou matam os animais. Eu fui sortuda e consegui avistar o que acho que são golfinhos (ou são baleias?) na viagem até São Francisco! Fiquei emocionada e com uma vontade de ter um binóculo!

Golfinhos (ou baleias)  avistados na beira do mar

Cannery Row é um bairro turístico de Monterey (tem lojas, restaurantes, uma bela vista pro mar e o aquário) e tem seu próprio charme. O bairro estava decorado para o Natal e estava uma graça. Perto dessa rua, a Lighthouse Av., atravessa parte da cidade e a cidade vizinha que fica grudada - Pacific grove- é cheio de lojas, mercados, postos de gasolina e os prédios são de apenas dois/três andares (típico de cidade pequena).

Cannery Row à noite
Prefeitura de Monterey
Praça na Cannery Row
Decoração natalina na Cannery Row
Praça durante o dia
Vista linda da praça
No dia do natal, eu resolvi passear de carro e acabei andando por parte da costa da Califórnia. Apesar de estar longe da família, foi um dia lindo e especial! Assim, passei o dia dirigindo, tirando fotos sem destino final, de Monterey até metade da estrada do Big Sur que vai até Carmel - tem coisa melhor que isso?

O primeiro ponto que fui no dia do Natal foi na Cannery Row para ver como era de dia. Me surpreendi com tanta beleza, especialmente da praia! Não imaginava que o oceano pacífico era tão bonito. Depois eu peguei a Ocean View Blvd, que beira a praia, e parei no parque Lover's Point (oficialmente é na cidade Pacific Grove). Era a primeira vez que via o marzão depois de quase um ano e amei! O dia estava lindo e aquele cheiro de maresia me lembrava as praias do Brasil o que me fez sentir uma paz enorme. O parque é bem pequeninho, mas é uma gracinha. Ventava muito e estava um pouco frio. Mas é um lugar perfeito para sentar e apreciar o barulho das ondas. Acredito que dê para tomar banho no verão mas deve ser meio perigoso pela quantidade de pedras ao redor.



Antes de chegar em Monterey, lembro de ter visto que esse 17-mile drive era um dos pontos principais da área (tecnicamente fica em Pacific Grove). Na verdade, é um passeio de 17 milhas por um condomínio fechado e a entrada é $10 por veículo (não lembro se paga extra por pessoa se tiver mais gente no carro). Eu achei o passeio bonito, mas eu não pagaria os 10$ de novo e só entraria no lugar se fosse de graça. Apesar de ser bonito, não é uma beleza extraordinária e não tem nada de muito especial. Existem vários campos de golfe na área e inúmeras mansões. Imagino que alguns artistas de Hollywood possuem casa por aqui, e o tamanho das casas impressiona. É possível avistar vários animais, como os leões marinhos, as focas e diversos pássaros pela costa e foi a parte do passeio que mais gostei! A estrada termina na cidade de Carmel, que é outra cidadezinha pequena, mais estilo praia, e é onde começa a famosa parte da estrada da Highway 1, por onde passa a Big Sur, dita "scenic drive" que vai até Cambria.

Existem diversas entradas, e ao entrar no condomínio tudo é bem sinalizado. Na hora da entrada, eles dão um panfleto com um mapa da estrada com os pontos turísticos. Gostei dessa organização, pois ajudou muito em não ficar desorientada dirigindo.


Um dos campos de golfe na 17 mile drive
Inúmeros leões marinhos e pássaros

Focas pegando banho de sol na beira do mar



O aquário fica no Cannery Row e é a entrada é US$40. Estudante tem um desconto de $5 e basta mostrar uma carteira de estudante. Eu acho que fui num dos dias mais movimentados do ano, dia 26 de dezembro e fiquei agoniada para ir embora. O aquário é bonito, mas eu já fui em outros mais baratos e mais interessantes. O que me chamou atenção nesse aquário é que parte dele é no mar. Tem um balcão enorme, com vista pro mar e sempre tem uns guias com vários binóculos. Eles ajudam as pessoas a encontrar as diversas espécies que estão por lá naquele horário e respondem qualquer pergunta que você tiver. Eu consegui ver várias 'sea otters' e o mais legal é que estavam ao ar livre e não presas dentro de um aquário. Achei essa ideia bem legal apesar de ter visto mais animais em outras regiões do santuário marinho.



Algumas "Dory" - peixinhos que não param quietos!

Muitas sardinhas!

Horário de lanche dos pinguins.

Balcão exterior do aquário - onde é possível ver os animais ao ar livre.
Depois do aquário, eu fui em direção ao Premium Outlets em Gilroy. Como era Boxing Day, queria aproveitar as promoções americanas. Antes de sair da cidade passei no Fisherman's Wharf, onde vários restaurantes servem frutos do mar. Eu achei bom ter aproveitado parte do dia no aquário e passeando mais um pouco na cidade de Monterey pois nem encontrei grandes promoções nos Outlets.


A próxima parte desse post contará mais sobre a estrada entre Carmel e Cambria (Big Sur) - mas que consegui ir apenas até metade do caminho - e até São Francisco. É uma das estradas mais bonitas que já passeie e recomendo a todos que gostam de dirigir, tirar fotos e apreciar belezas!

2 comentários:

  1. Sou doida para conhecer a Califórnia, suas fotos estão lindas! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Livi! Acho que você vai adorar, eh um lugar muito bonito!

      Excluir