19 de outubro de 2014

7 motivos para morar fora do seu país de origem

Cada um tem seus próprios motivos para querer (ou não) sair do Brasil, estudar fora ou viajar fora. Às vezes acho que as pessoas fazem isso sem pensar no verdadeiro motivo ou às vezes o motivo errado as levam a sair do país. Com certeza nosso Brasil tem muitos problemas, e sempre quando chega época de eleições esses problemas ficam bem mais exacerbados. Mas TODO país tem seus próprios problemas (políticos ou outros), e não existe utopia ou aquele lugar perfeito. Se a política for seu principal motivo para querer sair do Brasil, eu acho que deve pensar com carinho, pois no seu novo país, também vai encontrar problemas..

Quando eu resolvi sair do Brasil, eu fiz por diversos motivos, sendo que o principal era a curiosidade. Curiosidade para conhecer novas pessoas, novos lugares e ter novas experiências. Eu acho que quem mora fora por um determinado período, seja para fazer intercâmbio ou estudar inglês, não sente na pele o mesmo que mudar para outro país SEM SABER quando vai voltar, se é que um dia vai voltar...

Já falei de diversos motivos para morar no Canadá, mas os motivos para morar fora (do Brasil) não são diretamente ligados ao Canadá. Eu não sou aquele tipo de pessoa que acha que todos devem sair do Brasil devido aos problemas que enfrentamos, pelo contrário, eu acho que você deve sair do seu país de origem (vale para qualquer um, e não somente o Brasil) pelos motivos que vou falar abaixo.  Pois sair da sua terra natal, deixar tudo e todos que você conhece para trás e começar uma vida nova em outro lugar é muito difícil e não é para todos. Para nós brasileiros, acho que é um pouco mais difícil, pois viemos de um país abençoado: povo alegre, clima maravilhoso, terra linda e um grande apego à família e amigos (lógico que temos sérios problemas, como a corrupção, mas isso não deve ser motivo para largar tudo).

Essa lista reflete o que eu aprendi e o que eu percebi que meus colegas internacionais aprenderam também. Reflete também comparações que fiz com os meus amigos que nunca saíram do seu país de origem (seja brasileiro, canadense, americano, etc).

1) Sair do comodismo - infelizmente, o brasileiro é acomodado. A maioria das pessoas acredita que não adianta reclamar ou lutar pelo melhor. Muitos pensam que não adianta votar (com consciência), pois um voto não muda nada. Às vezes é mais fácil deixar as coisas como estão do que tentar mudar, pois não sabemos qual o resultado dessa mudança. Alias, o ser humano não gosta de mudanças! Se você estiver satisfeito com o jeito que a sua vida está, para que mudar? Bom, por mais que não saibamos o resultado da mudança, podemos lutar para que ela seja positiva. Mudar para outro país é extremamente difícil: deixar sua rotina do dia-a-dia para trás e criar uma nova vai levar tempo (meses ou até anos). Aprender qual o melhor lugar para fazer compras, os melhores produtos para limpeza, como fazer seu novo imposto de renda, onde fazer tal documento (e mais infinitos detalhes), nos deixa desgastados! Ao invés de planejar aquele domingo com a família e os amigos, terá que fazer novos planos. E assim, você perceberá que pode se adaptar e criará uma nova rotina, onde vai querer explorar mais e conhecer mais, e dependerá menos dos outros também.

2) Conhecer novas culturas e expandir seu horizonte - dependendo do país que você for, vai conhecer pessoas de diversas nacionalidades (principalmente nos cursos de inglês). Eu acho super interessante conversar e aprender sobre um cotidiano que pode ser tão diferente do nosso. É uma experiência muito enriquecedora poder compartilhar detalhes da nossa cultura e aprender mais sobre outras culturas e tradições. É interessante perceber como os valores mudam de uma cultura para outra, ou de um país para outro. É a viagem mais barata que poderá fazer, sem sair do lugar e gastar dinheiro, vai aprender sobre uma cultura de um lugar totalmente diferente de onde você veio. Após processar essas novas informações, você pode pensar diferente sobre uma determinada coisa tendo um outro ponto de vista, expandindo seus pensamentos, idéias e quem sabe, valores.

3) Aprender uma nova língua - você só aprende uma nova língua (fluentemente), morando num lugar onde é forçado a usar essa língua. Apesar de ser extremamente útil fazer um curso antes, a fluência vem com a prática. As gírias e ditados também só serão aprendidos com os nativos.

4) Aprender a lidar com o desapego e a frustração - depois que você cria raízes em mais de um lugar (principalmente em diferentes países), você tem que aprender a lidar com o desapego, tanto material quanto das pessoas. Pela minha experiência, percebi que são poucas as coisas que realmente faço questão de sempre ter comigo. Percebi também que amigo não é necessariamente aquele que você mantém um contato contínuo. Assim, aprendi a lidar com a frustração de que não posso ter tudo ou todos ao meu alcance. Nem sempre posso matar saudades de uma comida ou de um amigo na hora que quero.

5) Melhorar sua qualidade de vida - geralmente, a gente só dá valor nas coisas depois que as perdemos. Quando moramos num lugar, geralmente não temos aquela vontade de explorar os lugares, já que sempre estarão lá. Mas quando você muda para outro lugar e não sabe quando vai embora, a vontade de explorar e conhecer o máximo possível vai ficar exacerbado. Vai querer sentir o que os nativos sentem, e isso me fez querer explorar os parques no verão, os museus para aprender coisas novas, e comprar uma nova bicicleta ou patins para poder ficar mais tempo em contato com 'the outdoors'. O sentimento de segurança, de não ter medo de ser assaltado, não tem preço! É uma liberdade não ter que preocupar com o que você está deixando às mostras e ficar sempre alerta. É muito triste as pessoas não terem essa sensação no Brasil, e o mais triste é que muitos acham normal.

6) Aprender a ser mais eficiente - se você estiver indo para um país desenvolvido, seus reais (R$) não valerão o mesmo que o dólar ou euro. E assim, você vai aprender a fazer o dinheiro valer mais. Mesmo que comece a receber na nova moeda, é difícil não aprender com os gringos a usar os coupons e acompanhar as promoções nas lojas e supermercados. Apesar de ser um pouco custoso, é uma rotina que vai gerar mais $ no bolso. Afinal, para que pagar mais por um produto que vai precisar amanhã se hoje ele está mais barato? No Brasil, nunca me preocupei com as promoções, pois não faz parte da nossa cultura. No fim, eu iria economizar alguns reais. Acontece que alguns dólares ou euros são vários reais.

7) Amadurecimento - você vai aprender a ser mais paciente e tolerante, depois de conviver com pessoas que pensam tão diferente de você. Alguns valores podem mudar, e antes o que você achava que tinha extrema importância pode passar a ser uma coisa fútil hoje. Antes eu ficava muito chateada quando alguém desmarcava algo em cima da hora ou dizia que iria e depois mudava de ideia. Hoje aprendi a respeitar a vontade dos outros, a ser mais maleável, e não ter tantas expectativas quanto à programação. Afinal, sempre pode ir semana seguinte, ou arrumar outra coisa para fazer depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário