10 de julho de 2014

Dicas de viagem à Vancouver - BC durante o verão - parte 2

Eu pude voltar à Vancouver esse verão, de novo, devido ao meu trabalho (Já falei da vez que fui ano passado aqui). Todos os anos temos uma reunião com os colaboradores da rede do projeto, e a matriz é na Simon Fraser University. Não fiquei tantos dias passeando, mas tive sorte de pegar dias lindos enquanto estive por lá! Aluguei um quarto via airbnb localizado no English Bay, próximo do melhor local para
ver o pôr-do-sol e fui todas as noites! Voltei ao Stanley park algumas vezes já que era tão próximo de onde eu estava e ao Harbour Green Park que tem uma vista maravilhosa das montanhas. Conheci a Queen Elizabeth Park e o VanDusen Gardens que fica praticamente do lado. Passei as últimas horas na Kitsilano beach, numa manhã linda com céus limpinhos mas um pouco de frio.




Como mostra o mapinha acima, a English Bay Beach tem vista pro oeste. Mas se você virar a cabeça dá para ver as montanhas do Norte da cidade e o parque Stanley. Realmente é um lugar estratégico para assistir o espetacular pôr-do sol se o clima permitir! A praia em si é sem graça e meio suja. A areia não é branquinha e tem muitas pedrinhas. O que mais chama atenção são os troncos de árvores que ficam na beira da praia. Eu acho que é para as pessoas terem um lugar para sentar ao invés de sentar na areia. Eu nunca vi gente nadando nessa praia e nem sei se é limpa. A verdade é que se a água não estiver gelada, tem tantas outras coisas para fazer que entrar nessa água não deve estar na lista de desejos de muita gente.


Árvores do Stanley Park e as montanhas atrás..



Vancouver possui muitos parques, e é difícil escolher o mais bonito! O mais famoso é o Stanley Park, que fica na ponta da cidade e serve de ligação para o Norte de Vancouver. É um parque natural, diferente do Central Park. O perímetro do parque é de 8 km, e para quem não tem muito tempo é melhor alugar uma bicicleta (uns 20$ por duas horas!). Eu achei muito caro e como eu gosto de ir andando e tirando fotos, preferi ir caminhando. Tem muitos bancos pelo caminho para poder descansar e aproveitar as belas vistas. Eu acho que levei umas 3 horas para andar tudo, pois eu comecei do Harbour Park.

Vista da Marina de Vancouver. Cheia de barquinhos..
Vista do centro da cidade, incluindo o Canada Place.
Totems de Stanley Park. Arte dos 'First Nations'.
Ponte que conecta Vancouver com North Vancouver.
Olhando para o centro da cidade, mas a vista está encoberta de árvores e montanhas..
O sol já estava se pondo.. Vista de North Vancouver e Grouse Mountain.
Nesse ponto eu já estava morta e correndo para pegar o pôr-do-sol na English Bay. Não queria andar à noite no parque pois não tem iluminação.



O Queen Elizabeth Park fica no meio da cidade, cerca de uns 30-40 mins de transporte público do downtown. O parque é um dos mais lindos que eu já conheci e também possui vários jardins. O primeiro, que fica do lado oeste, chama Quarry Garden. Dependendo de onde sentar, dá para ver as montanhas ao fundo. A vista é simplesmente 'breath-taking'. O Rose Garden fica uns 5 minutos caminhando e não tem tantas rosas como no Jardim Botânico de Montreal, mas o acesso é gratuito. Existe um restaurante bem ao centro do parque, próximo de um 'lookout' com uma vista encantadora do centro da cidade com as montanhas ao fundo. A paisagem se completa com o verde das árvores e é impossível não parar para bater umas fotos e apreciar a vista!





Eu fiquei umas 2 horas nesse parque, mas dava para ter andando por horas. Deu vontade de ter levado comigo uma canga e deitar no chão e ficar apreciando tamanha beleza! Sortudo quem mora aqui e pode fazer isso nos finais de semana (que não chove)!



Esse jardim fica uns 20 minutos de caminhada do Queen Elizabeth Park. A entrada é aproximadamente 11$ por adulto e inclui uma visita guiada. Os guias são voluntários e os grupos partem a cada uma hora. A visita guiada serve mais para saber da história do jardim, das espécies de plantas que foram plantas e outras curiosidades. Como dura apenas uma hora, dá para conhecer apenas um pouco do jardim. Existem espécies de todos os cantos do mundo e o paisagismo é realmente lindo! O jardim também tem programas interativos para crianças, com intuito de educá-las quanto a preservação da terra e dos ecosistemas. Eu acho que valeu cada centavo!








Uma das praias mais bonitas que eu já conheci, mas não pelas águas ou o clima e sim pela vista. Imagino que no verão (se é que faz calor), deve ficar lotadíssima. Infelizmente, a água não parece ser muito limpa, e a praia dos cachorros fica logo ao lado. Mesmo assim, vale a pena fazer uma caminhando por essa praia.. Vejam só o quanto é linda!







Existem épocas do ano ideais para visitar cada cidade. Eu acho que o mês de Junho é perfeito para visitar Vancouver. A temperatura é uma delícia, em torno de 20-25 graus durante o dia e uns 18 à noite. A maioria dos dias o céu está limpo e azulzinho! Além disso, ainda é baixa temporada e é possível fazer os passeios por um preço um pouco mais baixo. Os lugares turísticos não estão tão cheios e então dá para aproveitar a cidade com mais tranquilidade.

O bom do downtown é que dá para cruzar de um lado ao outro a pé. O problema é que quando você estiver com pressa, será melhor pegar um taxi do que pegar o ônibus. Os ônibus são pequenos e passam na hora marcada (dada pelo GoogleMaps), mas demoram muito para chegar em outro lugar. Se você tiver que pegar o SkyTrain sua viagem será mais eficiente! Não existe metrô em Vancouver, mas o trem é bem rápido e passa de 3 em 3 minutos. Infelizmente não existem muitas linhas, como no Rio de Janeiro. O passe é menos de 3$ e serve para qualquer meio de transporte. No entanto, se você estiver viajando longas distâncias, terá que se preocupar com as diferentes zonas (como no Rio de Janeiro). Se você viajar dentro da mesma zona, paga o valor mais barato, mas se for para as cidade vizinhas, terá que pagar um pouco mais.

Algo que achei interessante é a quantidade de telhados 'verdes' em Vancouver. Eu acho que em Toronto existem alguns, mas como não estamos acostumados a andar olhando pra cima, muitas coisas passam despercebidas. O telhado verde além de ecologicamente correto e de ser mais um espaço verde, ajuda na refrigeração do prédio e do ambiente. Alguns ainda possuem sistemas de captação de água da chuva. Incrível o que a tecnologia pode fazer! Até hotel para insetos encontrei por lá! Vancouver é uma cidade lindíssima, e cheia de novidades e coisas diferentes! Confesso que depois do Rio de Janeiro, Vancouver é a minha cidade preferida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário