5 de outubro de 2013

Minha experiência no TIFF como voluntária

O festival international de filme de Toronto (TIFF) é um dos festivais mais famosos do Canadá, e parece que é um dos festivais de filmes mais renomados do mundo. É um evento que acaba
trazendo muitas celebridades para a capital para o lançamento de novos filmes, com direito a sessões do 'red carpet'. O centro de Toronto muda de ritmo durante os 10 dias do festival; se já é quase intransitável no horário rush, durante o TIFF o trânsito fica pior ainda. Mas afinal, o que é um festival de filme ou qual a finalidade de participar de um evento assim?

No Brasil, existem alguns festivais de filmes, como o FICA, que acontece em Goiás Velho todos os anos durante o inverno, o Festival do Rio que está acontecendo atualmente, entre outros. A não ser que você seja da área cinematográfica, ou artística, mal ouvimos falar desses eventos. A repercussão não se compara com a do TIFF, que é anunciado em tudo que é canto. O TIFF é para Toronto, algo como o Rock in Rio é para o Rio de Janeiro. É um festival que simplesmente muda o cenário da cidade e gente do mundo inteiro vem para presenciar ou participar desses eventos.

O TIFF acontece durante 10 dias em setembro todos os anos. Existem cerca de 300 filmes passando em uns 10 cinemas pela cidade, principalmente localizados no centro. Muitos filmes estão passando pela primeira vez para o público ou para a indústria cinematográfica, e muitos filmes já passaram em outros festivais mas ainda não estrearam nos cinemas. Assim, é uma oportunidade para assistir filmes que ainda podem demorar meses para chegar ao cinema. Se você é curioso e não gosta de esperar, é uma chance de assistir aquele filme esperado pela mídia. Os ingressos são vendidos aproximadamente uma semana antes do festival, quando os horários são finalmente liberados, e são mais caros que os preços normais de cinema. Ouvi dizer que demora horas para comprar os ingressos, que se esgotam logo nos primeiros dias de venda. As pessoas ainda tem que enfrentar uma fila que chega a 2 horas só para entrar no cinema. Quem não conseguiu comprar ingresso pode arriscar esperar até 4-6 horas na 'rush line'. Neste caso, você só entrará no cinema se tiver gente que comprou o ingresso mas não apareceu.

Para escolher quais dos 300 filmes que estão passando você quer assistir, será necessário esperar até liberarem os horários. No site do TIFF, os filmes são separados por categoria, tal como o gala presentation, premium presentation, documentary, contemporâneo, kids, etc. O gala presentation é o 'premier on the red carpet'  e geralmente o diretor e os artistas principais aparecem na estréia. Já no premium presentation, geralmente o diretor aparece no final do filme para responder perguntas da audiência.

Uma grande parte do TIFF também inclui a indústria cinematográfica. Existem sessões sendo exibidas somente para esse público, que são repletos de jornalistas, críticos, representantes dos grandes cinemas que buscam comprar o direito de exibir esse filme no seu país, ou até em futuros festivais. As pessoas também podem votar no melhor filme do festival, e esse filme ganha o 'People's Choice Award'. Geralmente os últimos filmes a ganharem esse prêmio, também receberam o Oscar. Esse ano o '12 Years a Slave' ganhou o 'People's Choice Award' do TIFF. Será que ele também vai ganhar o Oscar?

Eu gosto de filmes como qualquer outra pessoa no planeta. Não sou aquele tipo de pessoa que entende todos os filmes que assisto (inclusive muitos que ganharam o Oscar) e como eu havia lido um artigo (muito interessante) dizendo que uma ação voluntária pode ser extremamente beneficial através de um maior contato com sua comunidade e pelas experiências que você vive, eu resolvi ser voluntária no TIFF. Por já ter ouvido falar desse festival, achei melhor tentar ele primeiro. Como estou à busca de novas experiências, achei que seria interessante participar do festival para adquirir mais 'people skills' (como sou cientista, tenho mais experiência trabalhando com coisas do que com pessoas!) Confesso que o fato de poder ver celebridades de Hollywood e poder ver filmes de graça também ajudou na minha decisão.

Uma das coisas que mais me surpreendeu durante o festival foi a educação dos canadenses! Todos que moram aqui já sabem disso, e logo de cara, nos damos conta o tanto que os Brasileiros são mal-educados. Em uma das minhas funções, trabalhei com Marketing distribuindo panfletos sobre a programação futura do TIFF (existe um cinema dedicado ao TIFF que fica aberto o ano todo). Nunca na minha vida pensei que seria uma daquelas pessoas que ficam gritando, querendo chamar sua atenção e que você passa correndo torcendo para elas não te verem! No início eu estava bem tímida, mas se eu ficasse na minha,  não iria embora nunca! Afinal, a função era distribuir todos os panfletos que estava carregando. Nunca repeti a mesma frase como aquela tarde em toda minha vida, e parece que quanto mais entusiasmo eu tinha, mas as pessoas se interessavam. Algumas passavam por mim e fingiam que eu não estava ali, mas muitas passavam e agradeciam, sendo que algumas dessas diziam que não queriam e as outras pegavam o panfleto. Eu agradecia à elas por terem pego o panfleto, mesmo que fosse só para me ajudar! Depois desse dia, passei a enxergar de maneira diferente as pessoas que trabalham com marketing e fiquei chateada por perceber que eu era o tipo de pessoa que passava e fingia que essas pessoas não estavam ali e torcia para que elas não me viam.

Em outro cargo, eu fui responsável por pegar o ingresso das pessoas que entravam na sala de cinema. Houve um atraso para começar o filme devido vários fatores (e provavelmente a falta de organização) e as pessoas começaram a se irritar. Na hora de entrarem na sala, muitas passavam e falavam 'até que enfim', e nesse dia vi a maior quantidade de pessoas mal-educadas (não chegou a ser metade das pessoas!) Não as culpo, devem ter ficado quase duas horas na fila esperando e quem nunca ficou esse tempo esperando na fila por alguma coisa? Naturalmente, nosso corpo reclama pela falta de conforto de ficar em pé e ficamos irritados. Mas percebi mais que nunca que nós não temos direito de descontar essa raiva ou irritação em ninguém, muito menos quem está ali tentando fazer seu trabalho. Na maioria das vezes, a pessoa que te atende não tem culpa e provavelmente não pode fazer nada. Sempre soube que 'customer service' é um dos trabalhos mais difíceis, mas tive certeza absoluta depois disso.

Comentei acima que os voluntários ganham filmes de graça, mas também falei que a maioria dos filmes se esgotam! Eu arrisquei pegar uma 'rush line' no penúltimo dia do festival, e me diverti esperando na fila! As pessoas ao meu redor também eram voluntárias e acabei trocando ideias com elas. Achei isso algo inesperado, considerando a frieza dos Canadenses! Percebi que a paixão pelos filmes acaba trazendo as pessoas mais próximas umas das outras, e isso é algo que sempre nos faz bem! Os Canadenses se tornam mais alegres, contentes e felizes por participarem do TIFF e está na cultura dos Torontianos!

Confesso que 'my inner teenager girl' saiu um pouco do 'armário' e fiquei ansiosa para ver alguma celebridade. O Roy Thomson Hall, casa da orchestra sinfonica de Toronto, é onde os principais carpetes vermelhos acontecem. É possível ver as pessoas que chegam para assistir a estréia dos filmes, principalmente as estrelas. Passei por lá algumas vezes, e esperei um pouco para ver quem iria aparecer. Quando as celebridades finalmente chegavam, dava para ouvir as meninas gritando e as pessoas querendo ver mais de perto. No entanto, não havia milhares de 'stargazers', nome dado às pessoas que querem ver as estrelas, e não havia empurra-empurra, nem baixaria! Fiquei surpresa com a educação das pessoas nessa hora, pois geralmente eu tenho horror a aglomerações de pessoas, ainda mais quando elas ficam animadas!

Imaginei um cena parecida acontecendo no Brasil.. Por sermos bem mais transparentes que os Canadenses, e também mais barulhentos (seria fruto da falta de educação?), tenho certeza que teria mais gente reclamando, xingando e empurrando para ver mais de perto. Mas acredito que o festival também teria mais festa, mais música, alegria e agito..

Apesar de não ser o trabalho ideal como voluntária (realmente não é um trabalho que faz diferença na vida das pessoas como outros trabalho voluntários), eu gostei muito de ter participado! Senti como se eu fizesse parte da comunidade, aprendi a ter um pouco mais de 'people skill', consegui ver algumas celebridades, ganhei coisas de graça e ainda assisti à filmes de graça! Recomendo a todos que buscam experiências similares e que possuem tempo livre (nem que seja no fim de semana).